DebatesDia a DiaHotelariaHumanizaçãoOpiniãoPlanetree

Saia do Quadrado II – A Resposta

Para vocês que quebraram a cabeça com o desafio do post “Saia do Quadrado”, segue a resposta:

O Desafo

Não falei que era simples?

Mas sabe por que parece tão difícil? Porque tudo à nossa volta nos obriga a olhar esses 6 pontos e só conseguir enxergar um quadrado.

Assim também acontece no nosso ambiente de trabalho.

Existe uma pessoa mais fora do quadrado do que um hoteleiro dentro de um hospital?

Tudo a sua volta é totalmente diferente da sua experiência anterior, da sua maneira de ver as coisas. Não há tanta burocracia. O hóspede sempre foi o foco na prática, agradá-lo era o único objetivo – até de uma forma obsessiva. O que é simples para o hoteleiro, muitas vezes no ambiente hospitalar é muito complicado ou até inviável.

Implantar serviços de SPA em um hospital, para o hoteleiro é a coisa mais normal do mundo. Servir as refeições na hora em que o paciente tem fome, para o hoteleiro deveria ser a regra. Ter um ambiente interno ou externo para entretenimento, artes e música é algo tão fácil de ser criado, mas difícil de ser priorizado em grande parte das instituições de saúde. Até soluções mais simples, sugeridas apenas porque o hoteleiro tem um olhar de fora do quadrado, são duramente criticadas antes de serem consideradas.

Então, de tanto ouvir afirmações como “na prática isso não funciona”, ele acaba entrando no quadrado, na limitação, na falta de visão diferente dos demais. Logo sua criatividade é reprimida. De tanto levar bordoadas, ele entra em um círculo vicioso de autocrítica e já se convence de que qualquer ideia não vai dar certo antes mesmo de tentar expor para as áreas envolvidas.

Outro sintoma de que ele entrou no quadrado é que até os problemas mais gritantes passam a ser aceitos como normais, já que não consegue ver outra alternativa, outra solução, uma melhor maneira de corrigir aquele defeito, mas só um minuto… que defeito mesmo?

Ops…

Só para descontrair e inspirar, esse comercial premiado surgiu da ideia “Por que não fazer uma propaganda de pneu sem carro” (inicialmente taxada como estúpida) de um dos profissionais de criação, durante a discussão de alternativas para atender à exigência do cliente em ter uma propaganda de pneu que não parecesse com uma propaganda de carro.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=A12w1ShoL18&w=420&h=315]

Não tenha medo de sair do quadrado. Rejeite o conformismo.

Seja ousado, mantenha sua autoconfiança. Valorize sua criatividade.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo