AmbientaçãoArquitetura HospitalarDebatesHotelariaprincipal

Planejamento de Espaços em Hospitais Parte II

complexidadeOi pessoal, vou contar um fato curioso. Eu sempre me lembro quando há muitos anos atrás, minha mãe me ligou no celular e me perguntou:

‘-Filha, onde vc está?’

E eu rapidamente respondi:  ‘- Estou no hospital.’

Então eu ouço um grito alto e nervoso de uma mãe preocupada: ‘- O que aconteceu???!!!’

E eu respondo, tentando acalma-la :’- Mãe, eu estou só trabalhando, está tudo bem!”

Esse diálogo marcante na minha vida me mostra como um hospital é uma instituição complexa. As pessoas em geral associam o hospital a um lugar de problemas e de doença, e não de promoção de saúde. Passados mais de quinze anos trabalhando na área da saúde, agora pelo menos a minha mãe não se assusta quando me telefona.

Complexo é o ente que abrange ou encerra muitos elementos ou partes.  Com certeza  o hospital é a instituição de maior complexidade que conheço porque é um Shopping, uma Indústria, um edifício de Escritórios, um Hotel e um Edifício de Assistência à Saúde, tudo junto ao mesmo tempo e com programas e funções diversas.

Um shopping para o público que frequenta o hospital nas áreas sociais, que abrangem lanchonete, restaurante, loja de conveniência, floricultura e muito mais. A indústria existe em toda a infraestrutura de apoio técnico e logístico, que é essencial para o funcionamento, por exemplo, nenhuma cirurgia funciona sem energia elétrica ou no escuro (apesar de recentemente ter visto uma foto de uma cirurgia com lanterna…).

O edifício de escritórios recebe as pessoas que administram, colaboram ou prestam serviço ao hospital de várias formas como qualquer negócio. Assim como eu quando recebi a ligação da minha mãe. O hospital é um negócio e tem que ser rentável.

O Hotel é a parte da Internação que precisa agradar a um cliente e sua família em um momento delicado. Além de tudo isso, o hospital abriga as áreas assistenciais que são o ‘core-business’ ou função principal do edifício e precisa além de sanar as doenças, desenvolver a saúde e qualidade de vida.

Não é simples agrupar todas estas necessidades juntas em um edifício de assistência a Saúde. Entenderam porque eu falei no post anterior que é necessário muito planejamento e muita organização no hospital?

EleonoraZioni1Eleonora Zioni

Proprietária da Asclépio Saúde Consultoria.

Executiva com vasta experiência no segmento de Arquitetura Hospitalar, Humanização e Sustentabilidade. Palestrante em diversos congressos e conferências nacionais e internacionais, Professora em diversos cursos de pós-graduação, co-autora de livros, artigos científicos, entrevistas e debates no setor.

Especializada em desenvolvimento de negócios na saúde, gerenciamento de recursos físicos, planejamento estratégico, DGNB Consultant, LEED AP BD+C, Planetree afilliated, University of Michigan certified, MBA em pela FGV, especialização na FÙPAM- USP e arquiteta pela FAU-USP.

Clique aqui e confira as publicações de Eleonora Zioni para Hoteleria Hospitalar.com

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo