Colunista Ana AugustaComemorações Aniversários do SiteCultura e EventosDia a DiaHospitalidadeHumanizaçãoPlanetreeprincipalQualidade e Acreditação

Metallica, a Orquestra e uma Multidão de Fãs Enlouquecidos

Fonte: Balanço Social 2010 Hospital Sobrapar

Para iniciar a nossa Comemoração de 2 Anos de Blog, nada mais justo do que lembrar do que ocorreu dentro dos primeiros 2 meses de lançamento: após ler alguns posts, a Dra. Vera Raposo do Amaral, Presidente do Hospital SOBRAPAR, (Campinas) entrou em contato realizando o convite para uma palestra sobre Humanização e Qualidade para sua equipe multidisciplinar.

Criando um paralelo entre Planetree, Hotelaria Hospitalar e Qualidade, utilizei o vídeo abaixo para ilustrar o que eu estava prestes a explicar.

Qual é a relação entre a realidade hospitalar e a Orquestra Sinfônica de São Francisco, tocando com o Metallica, para uma multidão de fãs enlouquecidos?

  • Pense no Metallica como a doença (fãs do Metallica, desculpem, isso é só uma metáfora);
  • Pense na multidão de fãs como os pacientes e familiares;
  • Pense na Orquestra como todos os profissionais que compõem o hospital, desde o coletor de resíduos até o cirurgião mais renomado da cidade.

Pensou? Então assista o vídeo com outros olhos:

Tudo começa com a equipe afinando os aparelhos e equipamentos, preparando-se para o espetáculo.

Os fãs, cheios de expectativas, gritam ansiosos ao ponto de alguém da linha de frente da equipe tampar os ouvidos em desespero, sem ter o que fazer (qualquer semelhança com a Sala de Espera do Pronto Atendimento é mera coincidência).

Mas o show só começa quando o Maestro entra em cena. A galera vibra!… Ele é o profissional mais esperado, recebido com o calor da platéia. Nessa hora a agressividade dá espaço para a euforia.

Diminuem as luzes, a ordem é dada. Os processos iniciam: em uma combinação de sutileza e firmeza, ecoam os primeiros instrumentos.

A intensidade aumenta. A harmonia dos profissionais, desempenhando seu papel na hora certa se completam de maneira harmoniosa.

A segurança transmitida gera silêncio e olhares atentos. A informação desmascara o medo e a ansiedade.

A melodia ameniza o impacto da agressividade da doença. O som resultante produz humanização, envolvimento, conforto e promove a cura.

A voz do rock silencia, mas a Orquestra continua. A performance mal acabou e os índices de satisfação vão às alturas! Agora, de alegria e agradecimento, explode a multidão!

A equipe, realizada, sai de cena com a certeza de missão cumprida.

“A arte e a medicina tem três fatores: a doença, o paciente e o médico. O médico é servo da arte. O paciente deve cooperar com o médico no combate à doença.”  Hipócrates

AnaAugustaHotelariaHospitalarAna Augusta Blumer Salotti

Idealizadora, criadora e principal colunista do site HotelariaHospitalar.Com.

Especialista em reestruturação da área de hotelaria nos hospitais com foco em certificação de qualidade e humanização, sendo palestrante em eventos nacionais e internacionais.

Sócia fundadora da empresa Hotelaria Hospitalar Comunicação e Treinamentos, possui MBA em Gestão em Saúde, Pós Graduação em Hotelaria Hospitalar e Graduação em Hotelaria.

Autora do trabalho “Análise das Contribuições do Modelo Planetree para a Prática de Hotelaria Hospitalar”, a ser disponibilizado em breve.

Clique aqui e confira as publicações de Ana Augusta para Hotelaria Hospitalar.com.

Artigos relacionados

Um Comentário

    1. Muito obrigada pela sua visita e comentário, Penha!

      Gostaria de lembrar que o espaço está aberto caso queira compartilhar suas experiências também.

      Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo