Gestão de PessoasLiderança

A Visão da Liderança Bem Sucedida

É impossível não se admirar cada vez que temos a oportunidade de observar o trabalho das formigas. Não pelo fato delas conseguirem carregar objetos cinco vezes mais pesados do que elas, mas simplesmente por serem capazes de dar um show sobre visão de resultados e cooperação.

Infelizmente, o que é tão simples (e vital) para esses insetos, é complicado demais para gestores, chefes ou subordinados, líderes ou liderados que, com todo o conhecimento e experiência adquiridos, conseguem andar em direções opostas, dificultando atingir objetivos.

Já imaginou um organismo em discordância dentro de si mesmo? A mente daria a ordem de andar para a frente, mas as pernas insistiriam em dar passos em direções opostas;  os olhos teriam as estratégias, as enviariam para a mente, mas as mãos não conseguiriam unir os dedos de maneira coordenada para executar a ordem recebida.

Assim é uma equipe com chefes, mas sem liderança; composta por grandes talentos, mas sem cooperação e sem visão clara dos objetivos a serem atingidos. Assim é uma equipe que não entende que o sucesso pessoal é o sucesso da empresa e insiste em trabalhar competindo ao invés de unir as forças. A falta de clareza de expectativas, feedbacks inadequados e a incoerência das atitudes dos gestores com os valores pregados, contribuem para gerar um clima ruim e de desconfiança.  

A Professora e Consultora Ana Maria Guimarães, em uma palestra sobre “O Papel da Liderança na Comunicação” promovida pela Sociedade Brasileira de Hotelaria Hospitalar no dia 21 de Agosto de 2010, esclareceu que ser chefe é totalmente diferente de ser líder. Descreveu o verdadeiro líder como um coach, que procura conhecer seus liderados para inspirar e despertar o melhor de cada um.

O Presidente da Associação Brasileira de Hotelaria Hospitalar, Consultor e Coordenador da Pós Graduação de Hotelaria Hospitalar do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein, Marcelo Boeger, ensina que um colaborador com visão dos resultados e impactos de suas tarefas, consegue agregar sentido ao seu trabalho, aumentando sua satisfação, motivação e produtividade.  

Seja o seu departamento o coração do hospital ou não, um organismo saudável trabalha em conjunto. Como todos podem andar na mesma direção em uma instituição que não informa para onde estão indo? Quando um órgão está fraco, os outros despendem esforços maiores para compensar sua falha até a total recuperação. 

As formigas não se boicotam: isso custaria sua própria vida. Quando encontram algo maior do que conseguem carregar sozinhas, chamam reforços. Cada uma em sua posição, seguem com foco para o mesmo destino.

As formigas conseguem…

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo