AmbientaçãoHospitalidadeHotelariaprincipalSustentabilidade

Otimização X Inimigo Oculto

Foto cedida por DUX Controle de Odores
Foto cedida por DUX Controle de Odores

Otimização tornou-se uma palavra tão comum quanto vital no planejamento estratégico das instituições de saúde.

Otimização de espaços, otimização de mão de obra, otimização de recursos…

Enfim, “fazer mais com menos” tem sido o pensamento que norteia grande parte das lideranças dos hospitais, incluindo os gestores de hotelaria.

E em meio à essa corrida comum para aumentar a produtividade, a quantidade de leitos, realizar reformas de expansão,  melhorias e manutenção e ainda atender à correções estruturais exigidas pelos Órgãos regulamentadores da atividade de saúde, estão as pessoas: pacientes, acompanhantes e profissionais, tentando conciliar tantas transformações no ambiente com suas rotinas diárias.

Mesmo que tudo seja planejado para causar o menor impacto possível aos pacientes, existe um detalhe que apenas é percebido quando chegam as reclamações: o  cheiro.

Não apenas o mau cheiro provocado pelo local de acondicionamento de resíduos (que pode estar localizado próximo de apartamentos de internação) ou o cheiro do ralo de ambientes fechados, localizados onde existe algum problema com a rede de esgoto. Cheiros fortes como o de tinta, de comida, de locais de assistência como UTIs, de banheiros sociais de grande circulação ou vestiários de funcionários, podem passar de um mero incômodo à um fator diretamente relacionado aos índices de insatisfação.

banner_dux_300x250Além de ser facilmente associado à sujeira, o mau cheiro (ou simplesmente cheiro forte) pode representar uma grande ameaça também aos planos de otimização de recursos. Especialmente em áreas onde são atendidos pacientes oncológicos, os odores podem ser motivo de transferência de apartamentos, entre outros inconvenientes, gerando retrabalho das equipes normalmente em contingente reduzido e já sobrecarregadas.

Diferente de qualquer tipo de odorizador, (que apenas tenta camuflar o mau cheiro por meio de um perfume ou essência) a empresa DUX desenvolveu um produto com base em tecnologia exclusiva Canadense, que visa eliminar odores.

De acordo com matéria publicada pela Visual Press em Janeiro de 2013, a empresa que já atende hospitais como Santa Paula, Vera Cruz e empresas do setor farmacêutico como União Química, EMS e Hypermarcas, garante que a tecnologia utilizada em seus produtos é neutralizadora: um tratamento natural que anula os maus cheiros com segurança e eficiência comprovados pela ANVISA.

No Hospital Santa Paula, por exemplo, a tecnologia é utilizada no corredor do Serviço de Nutrição e Dietética onde circulam cerca de 1.000 colaboradores ao dia e no abrigo de resíduos, visando gerar maior conforto e satisfação interna.

De acordo com o case “Hospital Santa Paula investe em sistema para controle de odor”, visando diminuir o incômodo gerado pelos odores em uma área de pouca ventilação, a mesma tecnologia será instalada no andar de radioterapia, construído no quarto subsolo das instalações do hospital.

Saiba mais sobre a Dux nesse site.

DUX

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo