Gastronomiaprincipal

Nutrição Hospitalar

SisnacmedLogo

A importância da nutrição balanceada, principalmente quando já se encontra

em um ambiente hospitalar.

 

A nutrição e a nutrologia são duas áreas distintas e que se complementam em uma estrutura hospitalar, contribuindo para o tratamento dos pacientes e prevenindo complicações no quadro clínico. No Hospital Pilar, há uma equipe multidisciplinar de terapia nutricional (EMTN) composta por médicos, nutricionistas, enfermeiros e farmacêuticos, que atuam de forma integrada com os outros profissionais, como os intensivistas, fisioterapeutas, e fonoaudiólogos, proporcionando um atendimento personalizado para cada paciente.

De acordo com o Dr. Gustavo G. de Castro Soares, nutrólogo, o papel do especialista é fundamental, pois identifica as condições de risco nutricional e indica a necessidade alimentar do paciente, que algumas vezes só pode receber nutrientes através de sondas (terapia nutricional enteral) ou por meio de cateter diretamente na corrente sanguínea (terapia parenteral). “O médico avalia as condições do paciente e comunica o nutricionista sobre a situação. Este profissional, por sua vez, é quem define o melhor perfil de dieta que ele irá receber”, afirma o Dr. Soares, responsável pelo setor de nutrologia na instituição.

De acordo com Dra. Regiani Pitol, a nutricionista responsável pelo serviço de nutrição clínica no Hospital Pilar, esta especialidade é a indicada para formular dietas a partir de históricos médicos, hábitos e estilos de vida do paciente. “Após avaliação nutricional e diagnóstico clínico, são prescritos a dietoterapia e, se for preciso, o uso de suplementos alimentares ou terapia enteral e parenteral, utilizados em pacientes críticos”, explica Dra. Regiani.

Dentre as vantagens de uma dieta adequada e balanceada para os pacientes e também para a população no geral, está a melhora da qualidade de vida. Para quem possui uma patologia como hipertensão ou colesterol elevado, a alimentação correta colabora para diminuir a dose dos medicamentos, por exemplo. A nutrologia e a nutrição também são importantes aliadas na prevenção de doenças.

Atividades físicas aliadas à alimentação saudável tornam tudo ainda mais fácil à saúde do indivíduo. Aliadas, as duas práticas contribuem para a boa forma e para a melhoria da qualidade de vida. É o que recomenda o clínico geral, gastroenterologista e nutrólogo do Hospital Mater Dei, Juliano Antunes.

O médico explica que a caminhada é um excelente ponto de partida. Quem caminha por volta de 40 minutos por dia perde cerca de 300 calorias. Já quem caminha há algum tempo, pode investir nas corridas, intercaladas pelas caminhadas, além de adquirir bom ritmo e resistência física. A natação também é uma boa alternativa.

O exercício tem baixo impacto por ser realizado na água, além de contribuir para a queima de calorias e trabalhar a musculatura de forma global. O importante, segundo o médico, é fazer dessas atividades um hábito, pois a prática com frequência é o que proporciona o gasto calórico e a manutenção da boa forma. Para quem não pratica atividades físicas regularmente, é necessário começar aos poucos. Aqueles que estão acostumados a se exercitar devem intensificar os treinamentos para que a perda de peso seja efetiva. O especialista do Mater Dei lembra que qualquer atividade física só deve ser iniciada após uma avaliação por um profissional de saúde.

Também é preciso manter uma dieta balanceada. O médico recomenda que, em média, cada pessoa deve ingerir de 1.500 a 2.500 calorias por dia, o que pode variar muito em função do biotipo e da intensidade da prática esportiva. Além disso, para que a perda de peso se mantenha e seja duradoura, não se pode emagrecer muito rápido. Após as atividades, é preciso que a dieta reponha os nutrientes que foram usados pelo organismo durante a prática e mantenha o corpo preparado para os próximos exercícios.

Para a recuperação completa dos pacientes, um fator muito importante é a sua nutrição. A comida preparada deve seguir a dieta determinada para cada um – geralmente contendo algumas restrições alimentares, dependendo da enfermidade apresentada – mas sem deixar de lado o sabor. Segundo Thereza Emed, nutricionista do Hospital VITA Curitiba, o serviço de nutrição possui papel fundamental nessa recuperação. “A alimentação adequada agiliza o processo e dispensa o estigma de ‘comida de hospital”, afirma Thereza.

A área responsável por cuidar da alimentação dos pacientes é a nutrição clínica, que trabalha de modo a atender as necessidades nutricionais de cada um de acordo com as recomendações dos médicos, ou seja, trabalha em conjunto com a equipe médica e demais profissionais assistenciais, garantindo, assim, todo o planejamento do cuidado ao paciente.

Antigamente, ouvia-se muito o termo “comida de hospital” referindo-se a alimentos insossos e ruins de comer, enquanto hoje, com a evolução da nutrição hospitalar, procura-se oferecer refeições balanceadas, saudáveis e saborosas. Afinal, a sensação de saciedade do paciente experimentada pelo paciente ajuda em sua recuperação. “A gastronomia hospitalar se baseia na arte de bem servir. Prima-se pelo aroma, sabor, apresentação de seus pratos, tendo o paciente atendimento individualizado, respeitando suas preferências, aversões alimentares e hábitos regionais. A criatividade e os temperos naturais como alho, cebola e ervas são utilizados na preparação e decoração dos pratos servidos”, complementa a nutricionista.

O cardápio hospitalar deve levar em consideração também a variedade de alimentos, os hábitos alimentares dos pacientes (para que a dieta não seja radicalmente diferente daquela à qual seu organismo está acostumado), sua necessidade nutricional e calórica e o direito do paciente a conversar com o responsável pelo serviço, buscando uma melhor aceitação e equilíbrio em sua dieta.

Lembrando que é essencial utilizar alimentos sempre de boa qualidade, bem como os utensílios usados para seu preparo.

Seltmann Louças

A linha de louças em porcelana de alta durabilidade Seltmann da SisnacMed, traz opções de prato com tampa e divisórias, garantindo a qualidade e segurança das refeições nos hospitais. Alinhada com as práticas ecos-sustentáveis, a linha foi desenvolvida com um selo de qualidade ambiental para a fabricação das porcelanas.

Nutricao_sisnac

Carro de Nutrição Burlodge RTS

Os carrinhos de nutrição Burlodge RTS da SisnacMed, fornecem aos nutricionistas o que há de mais moderno em nutrição para o setor hospitalar. Seus carros permitem que sejam servidos o alimento quente e frio na mesma bandeja, proporcionando maior comodidade aos profissionais encarregados de servir o paciente. Com um sistema eficaz, seus processos de resfriamento e aquecimento, proporcionam vida longa ao alimento, garantindo que os pacientes receberão com qualidade e na temperatura ideal suas refeições até a última bandeja.

Nutricao_carro

Para mais informações:

SisnacMed

Rua José Ramon Urtiza, 206 – Morumbi | São Paulo/SP

Tel.: (11) 2144-0808

E-mail: vendas@sisnacmed.com.br

Site: www.sisnacmed.com.br

SisnacmedLogo

 

 

 

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo