principal

Riscos Ocupacionais X Conforto Ergonômico e Segurança do Paciente

Os riscos ocupacionais da equipe de enfermagem versus o conforto ergonômico e a segurança do paciente

SisnacmedLogo 

Os riscos ocupacionais (RO) que estão sujeitos o pessoal da equipe de enfermagem têm sido objeto de estudo de muitos pesquisadores, dada a relevância do tema, e pelas repercussões pessoais, sociais e econômicas que esses eventos trazem para os trabalhadores. A situação de trabalho nas instituições hospitalares apresenta-se problemática frente a inexistência de condições laborais satisfatórias, pelo fato de no hospital existir ambientes considerados insalubres, com pacientes de diversas patologias e fatores de riscos outros, deletérios à saúde, o que acaba comprometendo a dos seus trabalhadores.

A função peculiar da enfermagem é prestar assistência ao indivíduo sadio ou doente, família ou comunidade, no desempenho de atividades para promover, manter ou recuperar a saúde. O trabalho de enfermagem é realizado por uma equipe ou grupo, e até certo tempo atrás, confusos pela concepção idealizada da profissão, os trabalhadores de enfermagem não manifestavam os seus problemas, talvez por entendê-los como inerentes à mesma ou por percebê-los como resultados adversos decorrentes de alguma ação que não deveria ter cometido e que poderia comprometer-lhes a competência profissional.

Riscos ocupacionais relacionados ao trabalho de enfermagem

Os fatores de riscos químicos, físicos, biológicos, psicossociais e as situações anti-ergonômicos são considerados os principais responsáveis pelas situações insalubres, as quais os profissionais de enfermagem encontram-se expostos.

No Brasil, o Ministério da Saúde, através da publicação “Segurança no Ambiente Hospitalar”, considera um arsenal de variáveis que podem interferir na saúde dos trabalhadores destas Instituições, classificando os RO em: físicos, químicos, biológicos e mecânicos. Os riscos físicos provêm desde a eletricidade, pisos escorregadios, ruídos, umidade, calor, má iluminação radiações, ventilação inadequada. Quanto aos riscos ergonômicos, inclui-se fadiga psíquica, física e o trabalho noturno.

Conforto ergonômico

A origem da ergonomia reflete necessidades fundamentais voltadas para a função trabalho, destacando-se que a realização da atividade deve estar adequada à cada indivíduo. Muitos países já obrigam os serviços de saúde a empregar a ergonomistas; no Brasil, instituições da área da saúde também já recorrem ao profissional, seja para introdução de novas metodologias de trabalho, seja para o estabelecimento de correções operacionais, e até, aquisição de equipamentos que as promovam.

As soluções ergonômicas para hospitais

Wheel Chair é o primeiro auxiliar de transporte para cadeira de rodas desenvolvido por especialistas em segurança hospitalar. O equipamento encaixa-se em diferentes tamanhos e modelos de cadeiras de rodas facilitando o transporte dos pacientes por corredores, elevadores e rampas, reduzindo o cansaço, tensão e risco de lesões por esforço físico. O sistema suporta o peso de até 340Kg; com design compacto, altamente manobrável, possui ainda um sistema que impede movimentos acidentais, com velocidade programável e pneus de borracha altamente resistentes.

Sisnac_imagem1post5

Moving Beds permite mover, sem esforço, as camas hospitalares, devido a sua estrutura motorizada, permitindo ao condutor concentrar-se nas necessidades do paciente durante o transporte. Com a capacidade de até 500Kg, seu silencioso motor é capaz de mover uma cama de hospital em rampas, sobre tapetes, em elevadores e em torno de curvas apertadas com o mínimo esforço. O controle é simples, com botão start, punho rotativo, controle de velocidade variável, buzina e botão de parada de emergência.

 Sisnac_imagem2post5

Power Pall 1.000 ou Power Pall CM reduz o risco de acidentes e aumenta a produtividade pela eficiência, agilidade e segurança na movimentação de qualquer carga pesada. Facilmente conduzido por um operador, carregando peso de até 500 Kg na versão 1.000 ou 1.800 kg na versão CM, tem um design compacto, é fácil de operar pela alavanca ajustável, possibilidade de rotação de 360°, e silencioso. Possui sistema automático de freio, que garante segurança em rampas, além de um botão automático de interrupção, caso haja necessidade.

Sisnac_imagem3post5 Sisnac_imagem4post5

Para mais informações:

SisnacmedLogo

SisnacMed

Rua José Ramon Urtiza, 206 – Morumbi | São Paulo/SP

Tel.: (11) 2144-0808

E-mail: vendas@sisnacmed.com.br

Site: www.sisnacmed.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo