principal

Partição ou trituração de medicamento? Qual o indicado?

SisnacmedLogo

Partição ou trituração de medicamento? Qual o indicado?

 

As apresentações dos comprimidos disponíveis no mercado nacional nem sempre estão em doses apropriadas à prática clínica; assim, tornou-se comum a prática de partição dos medicamentos em instituições de cuidados com a saúde, por orientação profissional ou por decisão dos usuários mesmo.

A partição dos medicamentos apresenta algumas vantagens, como flexibilização de dose, facilidade de deglutição e redução de gastos com medicamentos, mas também apresenta problemas como dificuldade de partição, divisão em partes desiguais e perda do produto.

Outra forma de reduzir o medicamento à medida exata da prescrição é a trituração, sendo que a partição consiste na divisão de um comprimido em duas ou mais partes iguais, enquanto a trituração é sua redução a pó por atrito contínuo.

 É importante ter a informação correta!

Como cada comprimido é planejado para ter um tempo de atividade e assimilação pelo corpo, a quebra de um revestimento pode desregular esse mecanismo. Se o medicamento tiver um revestimento ou uma estrutura que permite uma liberação mais prolongada, acaba-se com essa função e corre-se o risco de ocorrer uma absorção intensa e sofrer intoxicação. O mais indicado, caso seja difícil ingerir o medicamento inteiro, é procurar outras formas de apresentação, como gotas ou xaropes, sem fazer improvisações.

Quebrar o comprimido ao meio também não é indicado, pois se torna difícil garantir a dose exata da medicação a ser ingerida, uma vez que essa divisão nunca é homogênea – geralmente, os laboratórios produzem comprimidos com ranhura para facilitar a divisão, quando este processo é viável e seguro.

Além disso, alguns analgésicos e antialérgicos, por exemplo, têm um sistema de liberação modificada e se cortados, esse efeito se perde. Antibióticos são normalmente revestidos por serem sensíveis ao pH do estômago e devem passar íntegros pelo órgão para serem absorvidos pelo intestino. Uma vez quebrados, perdem sua eficácia.

Quando o médico ou dentista sugere a partição do comprimido, deve-se entender que ele conhece a proposta do remédio e sabe se o mesmo sofre ou não alteração ao ser quebrado.

A solução prática:  SILENT KNIGHT

O Silent Knight exige o mínimo esforço do operador. Basta colocar o comprimido dentro do sache (insumo) e baixar a alavanca. Leve e silencioso, o equipamento trabalha em qualquer ambiente hospitalar, podendo ser movido de um ambiente a outro.

O sachê transparente ainda permite a adição de 8ml de água, ajudando a evitar contaminação cruzada, perda de partes do medicamento triturado, além da visualização do antes e depois do comprimido.

Sisnac_07

Para mais informações:

SisnacmedLogo

SisnacMed

Rua José Ramon Urtiza, 206 – Morumbi | São Paulo/SP

Tel.: (11) 2144-0808

E-mail: vendas@sisnacmed.com.br

Site: www.sisnacmed.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo