HospitalidadeHumanizaçãoprincipal

MacGyver: Profissão Hospitalidade

Quem não lembra do MacGyver, o protagonista de um seriado de ação que solucionava os problemas mais improváveis das formas mais curiosas, criativas e inusitadas?

Claro, se você nasceu depois da década de 90, provavelmente não tenha a mínima ideia do que estamos falando. Para ajudar quem não conhece e refrescar a mente dos que têm uma vaga lembrança, o Wikipédia nos dá uma mãozinha:

A série segue o agente secreto Angus MacGyver, interpretado por Richard Dean Anderson, que trabalha como “um solucionador de problemas” para a Fundação Phoenix em Los Angeles e como agente para o Departamento Governamental de Serviços Externos (DXS), ambas fictícias. Educado como cientista, MacGyver serviu na Guerra do Vietnã como técnico da brigada antibombas (“Countdown”). Muito versátil e possuidor de um conhecimento enciclopédico de ciências físicas, MacGyver resolve problemas complexos ao criar coisas a partir de objetos comuns, grande parte das vezes com a ajuda do seu canivete suíço; MacGyver também porta consigo fósforos e fita adesiva em alguns episódios. Prefere resolver suas missões sem violência e não gosta de usar armas de fogo devido a uma morte acidental que envolveu um de seus amigos de infância.

Há pouco tempo tenho identificado semelhanças entre o personagem e a atuação dos profissionais de hotelaria hospitalar.

A disposição em nunca falar não*, ser criativo para encontrar soluções com os recursos disponíveis, ter interesse real, verdadeiramente lutar para atender as necessidades dos clientes, ser hábil e disposto em resolver questões por mais improváveis que sejam, e ainda fazer tudo isso com educação e diplomacia, também deve ser o lema daqueles que trabalham com hospitalidade.

*Quando citamos nunca falar não, queremos dizer que sempre existe uma alternativa: para toda solicitação, problema ou situação, existe uma solução.

Clique na imagem para ler publicações relacionadas ao Hospital Moriah.

Em nossa experiência pessoal implantando a área de hospitalidade no Hospital Moriah, um hospital referência, afiliado Planetree desde sua fundação, cujos pilares são tecnologia de ponta, corpo clínico de excelência e humanização, definimos como missão da área:

  • Ser o diferencial no acolhimento e durante o período de permanência dos pacientes e acompanhantes no hospital,
  • Por meio da centralização de contato para solicitações gerais e atendimento de necessidades não assistenciais, contribuindo para
  • Superar expectativas, desempenhando um papel importante para proporcionar uma experiência de hospitalização personalizada e humanizada.

Contrário do pensamento comum de que hospitalidade é dispensável e só gera despesas, iremos mostrar não apenas o passo a passo para sua implantação, envolvendo desde seu planejamento até a prática, como também sua importância para os resultados, considerando o cuidado com foco no paciente como base.

Não perca nossa apresentação do Case Implantação da Hospitalidade no II Simpósio de Hotelaria Hospitalar da Zona da Mata Mineira.

Informações sobre a programação completa e como se inscrever aqui

Ana Augusta Blumer Salotti

Sócia Fundadora da Hotelaria Hospitalar Comunicação e Treinamentos, idealizadora do site hotelariahospitalar.com, Coordenadora de Hospitalidade no Hospital Moriah.

Formada em Hotelaria pelo SENAC, MBA Gestão em Saúde pela UNIFESP e Pós Graduada em Hotelaria Hospitalar pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Hospital Israelita Albert Einstein.

Acompanhe maiores detalhes sobre a trajetória da especialista em hotelaria hospitalar aqui.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo