Gerenciamento de ResíduosPGRSSprincipalSustentabilidade

Case Gestão de Resíduos: Causas, Impactos e Soluções para Segregação Adequada

Recebemos hoje como convidado para autoria dessa publicação, o Fernando Rafael, que é Supervisor de Suprimentos – Farmacêutico, especialista em Logística e Operações Internacionais, Engenheiro de Produção especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho e Engenharia de Suprimentos. Sua contribuição nos ajuda a entender as causas, impactos e soluções relacionados à segregação dos resíduos. Aproveitem!

Gestão de Resíduos na Prática

No mercado de insumos hospitalares há certa evidência para produtos assistenciais e ou diretamente utilizados na prestação do cuidado. O que comumente não se baliza é a importância de outros insumos essenciais para manutenção das rotinas em estabelecimentos de saúde.

Imagem meramente ilustrativa

Refiro-me como exemplo a gestão de resíduos e sua correta segregação: isso sempre foi um desafio para unidades de saúde e cada vez mais tem sido pauta para órgãos de fiscalização e por empresas qualificadoras/emissoras de certificações de qualidade.

Além de uma política estabelecida, é necessário também a reestruturação de meios que sustentem e direcionem os profissionais a executarem de forma segura e eficaz.

Nesta unidade hospitalar víamos que existia uma deficiência no insumo que trazia riscos a este processo, ele simplesmente não era compatível com as lixeiras e estas não passavam por manutenções preventivas e corretivas regularmente. Sendo assim, sofríamos com o descarte inadequado que resultava no aumento exponencial das despesas com a destinação destes resíduos.

A Plastic nos trouxe uma proposta inovadora e totalmente sustentável no ponto de vista econômico/financeiro, pois permanecemos com o mesmo teto de gastos, mas com aquisição de insumos de melhor qualidade e procedência vinculadas ao fornecimento de lixeiras compatíveis para toda unidade hospitalar.

Conseguimos segregar corretamente toneladas de resíduos que antes deste processo eram simplesmente classificados como infectantes.

Isso não só nos proporcionou uma expressiva redução de custos como também inferiu em uma cultura institucional de boas práticas na destinação correta de resíduos hospitalares.

Siga Plastic Higimega nas redes sociais: Facebook Instagram LinkedIn

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo